09 mar Importância dos trabalhos manuais para idosos
Pequenas atividades como tricô, bordado, pintura ou produção de artigos em cerâmica estimulam o cérebro e ajudam a melhorar e aumentar a qualidade de vida dos idosos.
Exercícios físicos ou pequenas atividades como uma passeada com animais, trocar água das plantas ou até mesmo uma ida ate o quintal pode prolongar a vida dos idosos. Mas isso todo mundo já sabe. O que pouco se fala é que trabalhar a mente, além do corpo é muito importante para ajudar na qualidade de vida dos idosos.
Um estudo feito no Reino Unido em 2018 revelou que cada meia hora de trabalho manual está associado a uma redução de 17% do risco de falecimento. Essa meia hora ainda está ligada a diminuição em 33% de doenças crônicas como Alzheimer e Parkinson.
Tratamento
Cardiologistas e geriatras indicam artes com cerâmica ou barro, pinturas e trabalhos com tecidos, como corte e costura. Os idosos que aprendem uma dessas atividades se tornam mais lúcidos. Os benefícios ainda servem para melhora do raciocínio e da memória. Tudo acontece porque durante essas atividades, algumas células de determinadas áreas do cérebro que vão adormecendo com o passar dos anos, são ativadas novamente. Além disso, esses trabalhos melhoram a coordenação motora e evitam o agravamento de perdas comuns relacionadas ao envelhecimento.
A explicação técnica é que com o movimento constante, a coordenação motora do idoso adquire mais segurança. A ação pode diminuir até tremores e sintomas brandos de doenças como o mal de Parkinson.
Em suma, todo idoso que mexe com essas atividades manuais ou produz alguma coisa se sente mais útil. E isso serve até para aqueles que não usam a atividade para retorno financeiro. E o momento do trabalho ainda pode ser usado como forma de socializar com outros idosos. Ou além disso, com integrantes da família como os netos, por exemplo. A interação é muito importante nessa fase da vida. Ela ainda gera autoestima e ajuda a lidar com os desafios e objetivos do dia a dia.
São muitos os benefícios no âmbito intelectual, físico ou emocional. Comece testando qual agrada mais e faça dela, uma atividade rotineira.
No Comments